Publicado por: fagocitandooplaneta | setembro 18, 2010

Sustentabilidade: Recicle essa idéia.

Eu já ouvi falar, mas o que é isso? Sustentabilidade é um meio de preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, através do incentivo à exploração de áreas ou de recursos planetários (naturais ou não), afim de, desencadear um menor impacto possível entre o equilíbrio do meio ambiente, nós seres humanos, e entre toda a biosfera que dependem dele para continuar existindo. Questões como ser algo inviável economicamente é só mais uma das muitas maneiras de se pensar e inviabilizar a prática sustentável.

A mudança de hábito de algumas pessoas e empresas comprova a viabilidade, no entanto, são necessários desdobramentos para se andar de bem com o meio ambiente; sustentabilidade antes de tudo é uma questão de hábito, que deve ser acompanhada seriamente pelas autoridades, entidades ambientais, até chegar ao âmbito de nossas casas, sem falar na importância da fiscalização e punição aos infratores; a fiscalização gera credibilidade e o que é mais importante, a conscientização.

A conscientização leva automaticamente a responsabilidade socioambiental, ao contrário do que a “maioria” pensa, sustentabilidade, não é um assunto que se refere somente em aprimorar técnicas para reduzir os impactos na natureza, é como foi dito antes: responsabilidade socioambiental, que quer dizer simplesmente mudança de atitude do ser humano para seu benefício, tais como: melhoria na qualidade de vida hoje, sem reduzir as oportunidades das gerações futuras, além de inclusão social, visto que gera empregos que nunca “aconteceriam” se não estivéssemos mudando nossos conceitos.

A boa notícia é que para colaborar com o desenvolvimento sustentável, VOCÊ não precisa esperar por outros para começar a agir de maneira consciente, é claro que seria bom se todos ao mesmo tempo fagocitassem essa idéia, principalmente por se tratar de um problema universal, mas não é bem assim e já sabemos disso. O processo inverso funciona, já que para alcançar o nível global, antes precisa partir de cada indivíduo.

Você talvez já esteja careca de saber algumas atitudes verdes, mas eu vou martelar mais uma vez aqui e te fazer questionar o porquê de ainda não ter virado hábito.

Começando o dia…

Economize água. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ao tomar banho enquanto se ensaboa;

Varie o cardápio e evite o consumo exagerado de carne, que além de fazer mal a saúde, contribui para o desmatamento, visto que um boi precisa de um a quatro hectares de terra para produzir 210 Kg de carne, por um período de 4 a 5 anos, enquanto que no mesmo espaço (hectares utilizado por um único boi) e no mesmo período é o suficiente para produzir toneladas de feijão, arroz, batata, trigo, e por aí vai…

Reduza o gasto de energia elétrica, não está assistindo a TV, então tire da tomada, faça isso com todos os elétricos, desligue a luz de cômodos que não estão sendo usados, tá fazendo download e nada mais no computador, desligue o monitor.

Consuma alimentos orgânicos, eles não levam agrotóxicos, não agridem o solo nem o seu corpo.

Use menos papel. Para rascunhos use o verso de folhas usadas, não imprima e-mails sem necessidade.

Use e abuse das sacolas retornáveis, pois as plásticas levam centenas de anos para se decompor, além de serem responsáveis pela morte de tartarugas, baleias, entre outros, ao serem confundidas com algas.

Vá de bicicleta pelo menos uma vez por semana ao seu trabalho. É longe. Vá de carona. Não dá. Acorde mais cedo e vá de transporte público.

Denuncie queimadas. Essa prática no Brasil é considerada crime ambiental. As irregularidades podem ser denunciadas diretamente ao IBAMA por meio da Linha Verde (0800-61-8080) e pode-se também reportar aos bombeiros e prefeituras.

Recicle, re-use, repense!

10° Divulgue essa idéia!

Fonte: Construção & CIA, Vista-se, Atitudes Sustentáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: