Publicado por: fagocitandooplaneta | setembro 15, 2010

Eleições 2010 e a nova roupagem do voto de cabresto.

Me intriga saber que muitas pessoas já tenham estudado e nem precisa estudar muito pra entender do que se trata o voto de cabresto, convenhamos. Aos que sabem, vale lembrar, aos que não sabem, devem se informar, voto de cabresto nome dado em face ao coronelismo, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo a violência para que os eleitores de seu “curral eleitoral” votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos indicados. O coronel utilizava outros “recursos” para conseguir seus objetivos políticos, tais como: compra de votos, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência. Graças a Getúlio Vargas, o nosso voto hoje é secreto, será? (nas repartições públicas, é tiro no pé votar na oposição), acredito que ainda não podemos dizer que o Brasil não tem mais nenhum resquício do voto de cabresto, hoje a máquina política é mais ardilosa, e não tentaria algo tão descarado (mais descarado do que está, só se voltarmos pro coronelismo) quanto o coronelismo, mas isso não quer dizer de forma alguma que estamos livres destes manipuladores.

Brasil, ei Brasil, onde tu queres parar? As vésperas de exercermos uma conquista nossa, a democracia, nos deparamos com situações que me fazem questionar se vivemos de fato em um país democrático, é tanta manobra e não é à toa, para confundir os eleitores (nós!). É o presidente extrapolando como cabo eleitoral, a fim de usar a sua imagem pra conseguir na emoção o voto do brasileiro, que apesar de ser contra a omissão do Lula, diante de tanto escândalo político, tem medo, porque não sabe mais protestar. Ele sagazmente sabe como manobrar, é uma bolsa miséria família daqui, enquanto amordaça os movimentos sindicais dali, anestesiando a luta e o direito de protestar e aí nos deparamos com algo conflitante; ué? Não era tudo por direitos iguais, agora ganhou confiança das classes mais pobres e beneficiadas pelos programas do seu lindo governo enquanto deveria investir em educação de qualidade, geração de emprego de verdade (visto que o bolo era grande, enorme! Levando em consideração os temporários que são importantes sim, mas eles são o fermento dessa estatística de dizer que aumentou o número de empregos, isso é certo, mas assim como não cresceria? Vamos falar dos concursos, é minha gente, pelo menos algo bom, mas eu me arrisco a dizer que esses cargos foram alcançados em sua maioria por quem teve acesso a educação de qualidade e mérito daqueles que não tiveram acesso ao tal ensino, o que mudaria de vez a situação de miséria desse país, mas temos um governo que não se preocupa com isso, afinal, se fôssemos uma nação mais instruída não elegeríamos um ignorante, pra dizer o mínimo.

Pra mim, trocar um bolsa família, um bolsa grávida e sei lá mais o que eles vão inventar, é comprar voto de boa parte da população brasileira que não tem como se mover e vai continuar assim. Eu duvido muito, se não fosse esse escambo eleitoreiro, que não se finda por aí, se eles estariam com essa bola toda. Acorda Brasil, não se venda por miséria. Não faça de uma legenda política seu time de futebol. Eu não estou aqui pra dizer vote em fulano ou fulana, até por que estamos vivendo um Circo político; mas pra tentar alertar e fazer notar as propostas deles (as) para o futuro do nosso Brasil. Não votem em alguém, pensando que estarão elegendo outro, pois o que mais ouço é isso: “eu voto é na candidata dele”; assim parece que você não tem mais autonomia nem poder de discernimento pra escolher quem você bem entende, ou parece? Esse joguinho mental, subliminar pra alguns e descarado pra outros, no meu ponto de vista é sim cabrestar votos. E aqui falo de TODOS, mas com certeza vai doer mais em uns do que em outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: